quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DISLEXIA -Dificuldade em aprender

Um caso especial de dificuldade em aprender

Se seu filho é esperto, conversa bem, é curioso, mas está com dificuldades para aprender a ler e escrever, ele pode estar com um problema chamado DISLEXIA. Trata-se de um funcionamento imperfeito do sistema nervoso. A criança tem dificuldade para reconhecer, reproduzir, associar e ordenar os sons e as formas das letras, organizando-os de forma correta, o que é essencial para aprender a ler e a escrever. Não se trata propriamente de uma doença mas de uma característica específica daquela criança, provavelmente hereditária, pois geralmente há mais alguém na família que teve o mesmo problema.

Não tem nada a ver com a inteligência. Pessoas famosas tiveram DISLEXIA, como é o caso, entre outros, de Albert Einstein, de Agatha Christie, de Nelson Rockfeller, de Tom Cruise.

Descobrindo o problema cedo

É importante descobrir esse problema cedo, pois, caso contrário, os professores e os próprios pais podem pensar que a criança não presta atenção às aulas ou não estuda bastante. Às vezes, a criança chega a ser censurada ou mesmo castigada por isso. Quanto mais adiantada a criança, mais se torna necessário a leitura e a escrita e maior a exigência em cima dela.

Os próprios pais podem desconfiar do problema

Precisa-se, portanto, separar as crianças com DISLEXIA daquelas que tem outros problemas de aprendizagem. Os próprios pais podem desconfiar do problema : a criança demora a aprender a dar laços nos cordões dos sapatos, não consegue recitar o alfabeto na ordem certa das letras nem os dias da semana nem os meses do ano, tem dificuldade em fazer recortes e em desenhar, não consegue jogar bola e pular corda direito, não acerta em ver as horas nos relógios, não distingue bem entre direita e esquerda, etc.

Para confirmar a suspeita dos pais e orientar o tratamento , é bom consultar um profissional, seja um pediatra seja uma fonoaudióloga ou uma psicopedagoga.

Como os pais devem agir

Nos casos positivos, os pais devem adotar uma atitude de encorajamento, elogiando a criança por todo e qualquer conquista escolar, em lugar de censurar, ridicuralizá-la ou castigá-la. Não fazer comparações com outras crianças. Ler em voz alta com ela e também para ela.

Um comentário:

JANINE disse...

minha neta tem 8 anos, ela aprende a cantar, brincadeiras etc, mas não consegue aprender o que na eascola ensinam, o que pode ser isto? ja esta na quarta série e não sabe nada,